My Picture

Um casal, uma Bimby...aventuras de Cozinha!

EfeitoCris;

BlogBroTTas;

Maranhos
Eu ainda não vos disse, mas cada vez estou mais deliciada com as comidinhas do nosso país, aliás cada vez mais adoro Portugal, em todo. Apesar de muitas queixas, de muita má liderança ou governo, acho que estamos realmente num lugar à beira mar plantado e num cantinho especial, de onde eu planeio não sair!


Por isso, mais uma iguaria nacional, típica da zona de Castelo Branco e da Sertã - MARANHOS!!!


Nós estivemos em Castanheira de Pêra e íamos deslocar-nos de propósito para a Sertã para irmos comer Maranhos, especialmente no restaurante Ponte Romana, onde no ano passado fomos diversas vezes e gostámos, por isso aqui fica a dica: Bairro da Ponte Romana, telf. 274601256 - Fecha às Terças e neste momento está de férias até 28/9/2010 ;)))



Mas, como o restaurante estava fechado... guardamos a vontade para mais tarde, mas no Avante lá fomos nós às tasquinhas de Castelo Branco e ai não nos escapou, acompanhado a rigor com sopa beirã, deliciámo-nos com os Maranhos e fizemos mais fãs, o David, a Ana e a mana Elsa, claro, tudo bons garfos!



Podem consultar esta e outras receitas, aqui!

Mais interessante foi ficar a saber que em 2007 se realizou o Festival dos Maranhos, mas não encontro para este ano... e seria agora para breve, em 2007 realizou-se em Outubro!
Como no ano passado descobrimos o paraíso, Valhelhas, sempre que podermos vamos lá passar uns dias, mas a acompanhar o campismo e a praia fluvial maravilhosa, nada melhor que almoçar no Soadro do Zêzere!

RECOMENDO VIVAMENTE!

Estas férias, para começar experimentámos Ovos mexidos com Farinheira em tiras de persunto e uma outra Morcela grelhada com maçã...

Pena não haver fotos que façam justiça a estas maravilhas do paladar...mas nós planeamos fazê-las para os amigos e está claro abrir o vinho dos mortos para acompanhar!

Apenas uma foto parecida...


Depois, quando fizermos colocamos a nossa receita, ou seja, como julgamos poderem ser feitas ambas estas delícias!!!


Mais uma novidade trazidas das férias!

Vinho dos Mortos, original de Boticas e com uma história que remonta a 1808 durante as Invasões Francesas, quando o povo barrosã se lembrou de esconder, entenda-se enterrar os seus pertences mais importante, nomeadamente o vinho. Mais tarde e já julgando que o mesmos e encontrava estragado, comprovaram exactamente o contrário que o vinho tinha apurado as suas propriedades.

Assim passou a chamar-se vinho dos mortos, por ser mesmo enterrado. Actualmente são poucos os produtores que o fazem, mas se consegue encontrar e é comercializado em Boticas por Armindo Sousa Pereira.

A vila de Boticas




Agora já só estamos à espera de juntar uns amigos e abrir este vinho de preferências depois de confeccionarmos as duas deliciosas entradas que comemos em Valhelhas;)
Foi em Chaves, durante as nossas férias, que fizemos um curso de Cozinha Vegetariana.Ficámos a saber muitas novidades, deixámos de lado alguns mitos e aprendemos alguns troques.

Depois partilho!


Ganhamos igualmente um livro de receitas... só lá faltam as sobremesas
O que me ficou a matutar foi a mousse de morango que já não foi a tempo de saborear e a receita não vem no livrinho...

Por acaso ainda bem que escrevo aqui sobre isto, pois o nosso certificado ainda não veio, fica sempre bem termos uma recordação!;)


Se me perguntarem que tipo de comida prefiro, sem dúvida aquele que tenda a ser italiana, então quando bem conjugada com os nossos sabores e variedades, quanto melhor,. por isso entre uma receita de lasanha e os "restos" que anda no frigorífico vou inventar um jantar de forno, bem do jeito que a gente gosta.

Fica a receita para quem quiser experimentar.
Quantidades para 4, ou façam como nós fica para uma próxima refeição.


250 g de massa para lasanha - vou substituir por massa que se fez a mais
350 g de miolo de camarão
300 g de filetes de peixe
200 g de queijo mozarela ralado - eu vou meter mistura 4queijo do Minipreço
50 g queijo parmesão fresco (não coloco, o Paulo não gosta, é muito intenso)
4 c.(sopa) de polpa de tomate ou mesmo com tomates maduros
1 cebola picada
4 dentes de alho
2 c.(sopa) de manteiga ou margarina 
2 dl de natas
5 dl de sopa de marisco instantânea
Coentros ou salsa
Sal q.b.
4ou5 camarões grandes para decorar (a gosto)


Preparação:


Deve começar por refogar a cebola e os dentes de alho na manteiga ou margarina, use a bimby velocidade 1 durante 12m, sensivelmente, na temperatura de 100ºC. Junte de seguida a polpa de tomate, os filetes previamente cortados aos pedaços e o miolo de camarão, regue este preparado com as natas e deixe ferver, tenha atenção à velocidade da lâmina, passando para "colher invertida". Tempere a gosto com sal e pimenta.
Entretanto confeccione a sopa de marisco, conforme instruções da marca. Junte-a ao preparado anterior e adicione a salsa ou coentros picados conforme gostar mais.
Reserve o preparado.

De seguida deve dispor no tabuleiro as placas de lasanha, neste caso a massa, fazendo uma camada de massa e outra do preparado, colocando o queijo por cima e os camarões maiores para decorar.

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC - 30minutos.
Terminados os 30m pode redecorar com mais salsa picada.

Há dias que me apetece e hoje é um deles!


Followers