My Picture

Um casal, uma Bimby...aventuras de Cozinha!

EfeitoCris;

BlogBroTTas;

História a dois

Cabeça de Gato, de orelhas pontiagudas e audição aprofundada, segue segue...aventura-te ao vento, sente a brisa no rosto, vai, segue a tua vida linda borboleta, de sombras encarnadas...
Leva contigo os meus pensamentos, segue alegre e destemida, pinta de rosa o teu mundo e vive a tua Vida...



quero que tu me dês a continuação... aceitas?


Sem sequer saber bem como trabalhar com a bimby lá fui eu insistir em cozinhar em pratito mais complicado!

Como eu sou uma expert ainda substitui diversos ingredientes para apimentar mais a aventura...
Resultado "o sabor até está bom", dizia o meu Paulo, mas aquilo que deveria ter ficado como camarão salteado com delicias do mar...parecia mais sopa de restos de algo que cheirava a camarão e o esparregado que acompanhava - tinha jeito, cor e consistência de esparregado, mas coitado encharcou-se de vinagre, tanto que a léguas se sentia o seu fedor!

Ora como se resolveu..os restos de massa com carne juntaram-se à mistura extra-terrreste e comem-se massa com carna, adocicada com marisco e cor verde de esparregado...pena não ter feito uma foto!?

Burrice, qual foi? ficou ralo e sem aspecto, porque em vez de "velocidade colher invertida" e coloquei em "bater" e 1minuto - EM ERRO de velocidade 3...

hoje correrá melhor, com certeza...
Elogio à Sopa
Pensa-se que a primeira sopa terá surgido na pré-história, resultante do caldo da cozedura das carnes e dos peixes que o Homem conseguia apanhar.

Na Grécia Antiga ficou famoso o caldo negro da cidade de Esparta, feito com sangue de alguns animais misturado com vinagre e especiarias.

Em Roma, a sopa era um prato apreciado por todas as classes sociais. O Imperador Nero tinha o hábito de comer diariamente sopa de alho-porro, porque acreditava fazer-lhe bem às cordas vocais.

Na Idade Média, as sopa foram famosas e muito populares, condimentadas com bastante canela e, mais tarde, açúcar. Era também costume colorir as sopas: açafrão para ficarem amarelas e leite de amêndoa para ficarem brancas.

A partir do século XVI, as cozinhas francesa e italiana deram o seu toque de classe à arte de preparar a sopa. Em Itália introduziu-se a novidade da massa; em França, os cozinheiros davam o seu melhor preparando cremes e baptizando-os com nomes reais.

Não podemos esquecer que a sopa é o primeiro alimento diversificado que introduzimos na alimentação do bebé, depois da amamentação ou do leite de substituição, mantendo-se na base da alimentação até pelo menos aos 12 meses e voltando a ser o alimento de eleição na velhice.

A sopa contém vitaminas, minerais e fibras que os legumes perdem para a água durante a cozedura.
As vitaminas e os minerais são indispensáveis para o crescimento e desenvolvimento saudável, tanto físico como mental.
As fibras contribuem para o bom funcionamento do intestino, facilitando o trânsito intestinal e diminuindo a obstipação.

Tendo a sopa um grande poder saciante, quando comida no início da refeição, reduz o apetite para comer outras coisas. Assim, controla o peso e evita a obesidade (gordura em excesso). Ajuda ainda ao bom funcionamento da vesícula biliar, porque facilita a digestão dos alimentos e diminui as gorduras no sangue. Por isso se diz que a sopa prepara o estômago para outros alimentos.

Por outro lado, possui substâncias designadas “antioxidantes”, que são protectoras e podem evitar algumas doenças, nomeadamente do coração e dos vasos sanguíneos e alguns tipos de cancros.

A sopa, se for feita com azeite, aumenta ainda mais os seus benefícios porque o azeite é a gordura mais saudável. Tem um baixo valor energético se for a tradicional sopa de legumes, uma sopa composta por couves, cenouras, abóboras, cebola e outros legumes, um fio de azeite, batata, feijão ou grão - tem pouca gordura e poucas calorias, é barata, um prato económico, não engorda e é fácil de fazer.

A sopa é uma boa forma de ingerirmos um líquido tão precioso que é a água. A água é um componente fundamental do corpo humano, constituindo 70% do nosso corpo. Esta ajuda o funcionamento correcto dos rins, do coração, do intestino, isto é, de todo o corpo.

A sopa é um alimento sem contaminação de microorganismos, uma vez que 7 minutos de fervura a 100º C são suficientes para eliminar todas as formas vegetativas de bactérias, esporos e parasitas.

Fonte: http://esdpedroial.ccems.pt/eps/sopa.htm

Frases para Pensar "Educar a Comer":
“Não são as crianças que não comem sopa, são as mães que não fazem sopa”
A 1ª grande experiência bimbesca, com Varoma e tudo;)


SOPA DE AGRIÕES

Ingredientes:
300gr de batata (+-4 batatas pequenas)
250gr de cenoura (+-2cenouras) - confesso meti 3 ficou um pouco doce
2 cebolas
1 molho de agriões
azeite e sal q.b.
e toque pessoal: caldo knorr natas e salsa ;)

Como fazer:
Coloca-se as batatas, as cenouras e as cebolas no copo, juntamente com os agriões na Varoma.

Programa 25m Tem Varoma, Veloc. 1
Adicione o sal e o azeite. Triturar 1min. velocidade 5-7-9 (isto ainda não percebi muito bem, mas trituramos 1min, velocidade 6)
Acrescente os agriões e deixe repousar um pouco antes de servir!

e Voilá...
Limonada II
Ingredientes:

em vez de 100g de açucar...
colocar 40g...

Resultado:

Uma limonada muito mais forte...
com um bom sabor a limão...
Ingredientes:

2 Limões.
100g de açucar.
1lt água

Preparação:

Lava-se e depois corta-se os dois limões ao meio.
Junta-se o açucar.
Junta-se a água.
Carregar 4 vezes no botão turbo da bimby...
Utilizar o filtro para separar o sumo das cascas...

Resultado:
limonada igual a servida no H3...
com um unico problema...
ficou doce demais...


este é um blog que pretende relatar as nossas experiências com a Bimby...

Followers